Geral

O trio da infelicidade dos lageanos

LAGEANOS CONVIVEM COM A INSATISFAÇÃO NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE TRÊS EMPRESAS CONTRATADAS PELA PREFEITURA

Nos primeiros dias de maio ville foi eleita a cidade mais feliz do Brasil, de acordo com a Revista Bula. O estudo analisou qualidade de vida, infraestrutura, saúde, educação, segurança e outros fatores. E para caminhar rumo a essa felicidade atestada em ville, Lages precisaria superar algumas situações urgentes que exteriorizam insatisfação, angústia, sensação de impotência e chateação geral da população. Trata-se da prestação de três tipos diferentes de serviços públicos.

TRIPÉ DA INSATISFAÇÃO

Além dos serviços públicos em si (infraestrutura – buracos, no caso), o que tem gerado a maior quantidade de reclamações do lageano é coleta de lixo, deficiência nos serviços de iluminação pública e, por incrível que pareça, inconstância do sistema de estacionamento rotativo. Nos três casos, são empresas licitadas, cujos serviços prestados, na visão do usuário, deixam a desejar. Desde que a falecida Serrana Engenharia, por razões que nem carece de explicação, deixou a coleta de lixo em Lages, nunca mais o serviço foi o mesmo. E a prefeitura não se apresenta com a competência necessária para exigir o que está no contrato, cobrando um serviço mais eficiente.

TREVAS E PANE NA PARÓQUIA

Outro serviço que gera reclamações de todo gênero é a iluminação pública. A Secretaria de Serviços Públicos até implementou canais de comunicação com a população. O problema reside na lentidão da providência de reparos em luminárias e substituições, quando é o caso. Uma informação oficial da Secretaria aponta que, traduzindo, a empresa atende solicitações “quando dá”. Eis o informado:

“O prazo para execução da manutenção, realizada por empresa terceirizada, é de até oito dias úteis, a partir da data de solicitação, para áreas urbanas. No entanto, este prazo pode variar conforme as condições climáticas, a demanda recebida ou, ainda, a disponibilidade da equipe”.

A Las Vegas da Serra Catarinense (não por causa de jogatina, mas da iluminação), parece bem iluminada. O problema está em locais pontuais onde a escuridão prevalece e a manutenção é de uma lentidão que gera angústia naquele que paga – e bem – para ter o serviço.

ESTACIONAMENTO ROTATIVO

Não diferente é a situação de insatisfação com o sistema de estacionamento rotativo. A providência é essencial na democratização de o a vagas, mas o mecanismo de reserva precisa funcionar ‘que nem música’ e não está a contento. Ora os totens estão com pane, ora o aplicativo apresenta instabilidade e o motorista fica com o carro sem saber o que fazer.

Na teoria o sistema é uma bênção. Na prática o usuário do estacionamento rotativo sofre com as inconstâncias de o e reserva de vaga, o que pode acarretar em notificações de trânsito por irregularidade no uso de espaços.

PREFEITA PRECISA BATER NA MESA

O lageano já enfrentava esses problemas na gestão anterior. E muitos atribuíam à má gestão, a falta de pulso para exigir que as empresas fizessem aquilo que lhe era atribuição. Como as ‘novelas’ persistem, segue faltando um bater na mesa no sentido de chamar as empresas licitadas a prestar o serviço previsto no contrato. O que não pode é o lageano conviver com essas angustias e as instabilidades de tais serviços.

A prefeita Carmen Zanotto precisa acionar o botão do te vira às empresas, do contrário, a falta de cobrança mais forte (e com resultados) perante as prestadoras de serviços, vai ter gente dizendo que trocou a gestão e as coisas ficaram na mesma, no estilo, a prefeita é um Ceron de saia!

Compartilhe
Continue Reading
Geral

Imóveis: 35 loteamentos em Lages

ESSE NÚMERO SE REFERE A EMPREENDIMENTOS EM EXECUÇÃO, OUTROS EM APROVAÇÃO E AINDA EM ESTUDOS

Lages tem cerca de 75.000 imóveis catalogados junto à Secretaria de Planejamento. São casas, empresas, apartamentos, enfim, imóveis individualizados por matrícula junto aos Registros de Imóveis. Se considerarmos os loteamentos/condomínios em execução na cidade, outros em processo de aprovação na Seplam e ainda aqueles em estudos, a previsão é de um total de 7.775 novas unidades (terrenos próprios para edificações). Isso significa um incremento de 10% no volume de imóveis em Lages.

QUANTIDADE DE LOTEAMENTOS

Os dados foram compartilhados pelo arquiteto e secretário de Planejamento de Lages, Malek Dabbous, durante reunião do Núcleo de Imobiliárias e Corretores da Acil. O secretário detalhou que nove loteamentos/condomínios estão em fase de execução. Significa que já se venceu todas as etapas, inclusive de venda (pelo menos a maioria das unidades) e os proprietários, à medida do interesse, constróem unidades habitacionais em 1.900 terrenos (lotes). Dabbous citou que há outros 13 loteamentos/condomínios em processo de aprovação (análise técnica na Seplam) e mais 13 prospecções para novos empreendimentos do gênero.

Na reunião de um dos principais núcleos setoriais da Acil, Dabbous detalhando a atuação da equipe que comanda na Secretaria de Planejamento, com dados que dão dimensão prática da expansão imobiliária em Lages

OUTROS DADOS

Durante a conversa com profissionais e empresários do Núcleo de Imobiliárias e Corretores de Lages, o secretário Malek Dabbous exteriorizou que:

“Com relação ao setor de fiscalização os números impressionam: 849 protocolos de viabilidade de funcionamento e 730 de construção, além de 593 projetos em análise e mais de 800 processos istrativos em curso apenas neste início de ano. A Secretaria também contabiliza 582 pedidos de habite-se e 827 protocolos ligados à ibilidade, revelando a complexidade e abrangência da demanda enfrentada pela pasta”.

Observe-se que, embora de números expressivos de futuras novas unidades habitacionais em Lages, a fala do secretário Malek Dabbous não abrange os empreendimentos verticais que estão em construção ou prospectados para a cidade, como esse prédio que está com obras bem adiantadas na Avenida Camões, bairro Coral em Lages.

EM TEMPO

Segundo o presidente da Acil, empresário Antônio Wiggers, além dessa realidade de novas unidades habitacionais, está em processo inicial de estudo a implantação de um condomínio industrial privado na região do distrito de Índios. Empreendimento que se somaria a essa tendência de investimentos na construção civil de Lages.

Com informações de Sheila Rosa – Acil

Compartilhe
Continue Reading
Geral

Lages na Marcha em Brasília

EVENTO DA CNM TERMINA NESTA QUINTA-FEIRA, 22. ALÉM DE PREFEITOS E PREFEITAS, VEREADORES DA SERRA FORAM AO DF

Uma comitiva de vereadores de cidades como Palmeira, integrou-se à agenda dos prefeitos durante esta semana em Brasília. É a Marcha dos Prefeitos promovida pela CNM que, inclusive, sob palmas e vaias, recebeu o próprio Presidente Lula na terça-feira, 20. A prefeita Carmen Zanotto, que conhece os caminhos do poder no DF, participou da agenda, inclusive palestrando sobre o SUS aos colegas de gestão.

No penúltimo dia de agendas da Marcha dos Prefeitos, a reunião foi da Fecam que reuniu a bancada federal catarinense, prefeitos e gestores federais. No registro a prefeita Carmen Zanotto na reunião com a presença do senador Seif, a deputada Carol De Toni e outros parlamentares como Pedro Uczai e Ana Paula Lima, ambos do PT.

Lula entre vaias e aplausos em discurso a prefeitos quando declarou que nunca tratou qualquer gestor municipal considerando lado partidário.

DEMANDA DA AMURES

Embora não seja prefeito e nem vereador, o Executivo da Amures, Walter Manfrói se integrou à agenda da Marcha. Na verdade o tecnicismo dele ajuda muitos gestores nas peregrinações no DF. Mas o próprio Manfrói bateu à porta do senador Amin. Foi ‘vender’ um projeto de fomento ao ensino na Serra Catarinense que abrangerá 10 municípios. A ideia é melhorar a qualidade da aprendizagem e, para isso, toda ajuda é fundamental.

Manfrói explicando a Amin a demanda para o ensino em 10 municípios da Amures. O senador é esse da esquerda no registro!

Compartilhe
Continue Reading
Geral

Shows: Proteção da grama no Tio Vida

PARA RECEBER PÚBLICO NOS SHOWS NACIONAIS O ESTÁDIO ARÁ POR ADEQUAÇÕES, INCLUSIVE COM PROTEÇÃO DO GRAMADO

No último dia de maio (31), teremos a Super Copa do Jocol que é uma partida entre os campeões das séries de 2024. Depois disso, o gramado do estádio estará liberado às adequações para shows. Tínhamos informação de que haveria proteção à grama para receber a multidão. Mas não sabíamos os detalhes. Indagando o Executivo de Comunicação da prefeitura de Lages, Diogo Schimitz, ele confirma a implementação do sistema Easyfloor que na tradução literal significa chão livre.

Pegamos da internet um modelo de Easyfloor que será colocado no gramado do Tio Vida. O descritivo aponta que:

“O Easyfloor é uma solução modular de plástico polipropileno projetada para proteger gramados de estádios durante shows e eventos. É especialmente útil em situações onde a pressão e o tráfego podem danificar o gramado. O Easyfloor permite que a grama continue a “respirar” e realizar parcialmente a fotossíntese, garantindo a saúde do gramado durante e após o evento”.

Lógico que isso não deve acontecer, mas seria uma boa oportunidade de, pós-festa, substituir a grama do estádio, a qual recebe críticas pela sua condição atual não muito adequada às práticas esportivas. Mas o público dos shows – a princípio – não irá pisotear ao ponto dela não ser mais recuperável. Devem ocorrer alguns danos (isso é inevitável), mas tratável quando a estrutura dos shows deixar o ambiente.

O palco dos cinco shows será instalado no lado oeste do estádio (ali naquela parte peladinha atrás da goleira no lado direito de quem estiver nas novas arquibancadas).

Fotos: Internet, Nilton Wolff e MSM Imagens Aéreas

Compartilhe
Continue Reading
Geral

Finalmente o frio na Serra

MAIO DEVE TERMINAR COM TEMPERATURAS PRÓXIMAS A ZERO EM ALGUMAS ÁREAS ALTAS DA SERRA CATARINENSE

Ainda não é aquele frio fora da curva que é preciso especialmente à fruticultura – neste início de dormência de pomares -, mas já ajuda. Mapas meteorológicos apontam que o mês de maio não termina sem que termômetros se aproximem de 0 (zero) grau. A temperatura cai na metade da última semana de maio, com mínimas entre 3 graus positivos e 0 grau, inclusive em Lages. A virada de chave no tempo virá com chuva na noite de terça-feira e anhã da quarta, dia 27.

A queda brusca de temperatura está atrasada na Serra Catarinense. Os primeiros dias de maio já registravam no ado temperaturas baixas. Os registros, por exemplo, são do dia 20 de maio do ano ado.

A queda de temperatura da última semana de maio deste ano tende a permitir formação de geada especialmente nos municípios de São Joaquim, Urupema, , Lages, Bom Jardim e Urubici.

Compartilhe
Continue Reading